segunda-feira, 1 de junho de 2009

Maratona de São Paulo

Salve amigos!
Escrevo agora para contar da realização de um sonho. Corri minha primeira maratona!
Primeiro vou tentar explicar a motivação desse sonho. E haja motivação! Correr uma maratona requer uma verdadeira mudança de vida. Só pra dar uma idéia, um maratonista deve treinar por exaustivamente até por anos. O treinamento para uma maratona requer treinos de até 3 horas de duração, o que me fez levantar alguns dias às 4:45h da manhã para treinar. Agora pense no seu despertador tocando as 15 para as 5 e você saindo de casa no escuro para correr. Falando em escuro, treinei até de noite, numa estrada rural, quando não pude treinar de dia por conta do trabalho no feirão num domingo. O treinamento é exaustivo e sacrificante. Muitas privações, pois não dá para ficar numa festa até onde da noite e depois acordar as 5 horas para treinar. Não dá para achar animo para sair depois de treinar por 3 horas.
Então a pergunta que todos fazem: Porquê????
A maratona é talvez a prova mais "emblemática" de todas. Um corredor de rua, amador como eu e muitos milhares de outros, começa correndo mais ou menos pelos mesmos motivos: saúde, emagrecimento, combate ao stress e daí por diante. Ele começa com algumas voltas no quarteirão, vai criando gosto, começa a sonhar com uma São Silvestre, mas acha que nunca conseguirá. Se encontrar estímulo, ou se tiver a sorte de acontecer uma prova na sua cidade, algum amigo chamar ou algo parecido, ele quase sempre começa com uma prova de 5 km. E se tiver determinação e alguma base de treinamento, ele completa a prova e começa a se contaminar. A sensação de realização ao terminar uma prova é indescritível.
próximo passo é uma corrida de 10 km, hoje a mais popular das corridas. Popular porquê quase todas as pessoas que correm um pouco conseguirão completá-la. Mas não é fácil não, e aí você passa a se considerar (e ser considerado) um corredor de rua. Essa prova leva mais ou menos uma hora para quem está começando e muita gente passa a se motivar dali pra frente em melhorar o tempo que demora para completar os 10 km e não procura aumentar a distância. Outros (como eu) acham maior motivação em aumentar o percurso, correr provas maiores. Aí começa a verdadeira idolatração por um objetivo mágico, que é a maratona. Digo começa, pois até ali não dá nem para sonhar com essa loucura. Há outros metas nesse percurso e a próxima é talvez a mais popular de todas as corridas de rua do mundo, a São Silvestre. Prova de 15 km, disputada num dia mágico, com a presença indescritível de gaiatos, loucos, corredores de todos os lugares e fantasias, e tudo num clima de alegria intensa com muita gente nas ruas aplaudindo, incentivando, torcendo e acompanhando. Pra completar essa prova há de se estar um pouco mais preparado, pois além da distância há outros obstáculos, como o grande número de participantes e principalmente o percurso, com algumas subidas duras, sobretudo no final, com a temida Brigadeiro. Aí você consegue corrê-la e seu sonho vai parecendo mais atingível. Ledo engano. Há uma grande diferença em correr por uma hora e meia e correr uma maratona. Próximo passo então uma meia. Meia é, como o nome diz, meia maratona, uma prova de 21,097 km.
Essa prova foi criada como um passo para ajudar os corredores na conquista do grande sonho da maratona. existem várias meias pelo mundo e, no Brasil, ela está tornando-se muito popular. Um corredor amador leva em torno de duas horas e meia para correr essa distância, e aprende nela como é diferente correr por muito tempo. Uma corrida longa requer muitos cuidados, além da lógica preparação. Você pode ter o sonho abortado por inúmeros fatores. Só para dar alguns exemplos, você deve se preocupar com hidratação, pois nessa distância uma falha na reposição de água aborta qualquer corrida. Alimentação, pois correr por duas horas e meia requer reposição energética, além de uma refeição balanceada no dia da prova e no anterior. Outros detalhes a se preocupar. Vaselina na virilha e mamilos, para prevenir assaduras. Uma meia e um tênis muito confortáveis para aguentar tanto tempo, e também um auto conhecimento muito grande para dosar o ritmo e para prevenir caimbras.
Terminou uma meia??? Aqui se separam os verdadeiramente determinados!!!
A decisão de correr uma maratona envolve muita coisa, como já falei. Envolve uma entrega pessoal, familiar e dos amigos. Envolve ainda um fator determinante, os companheiros de treinamento. De treinamento e de sonho, pois eles compartilharão essa loucura com você. Eles lhe motivarão nas piores horas. Eles sacrificarão tanta coisa quanto você e às vezes até mais, pois mudarão sua rotina não só para poder treinar, mas também mudarão para poder treinar junto com você. Dá para explicar para sua esposa que você terá que treinar a noite porquê seu amigo não poderá treinar no outro dia de manhã??? Dá para fazer alguém entender que você terá de acordar as 4:30h porquê seu compannheiro de treinamento tem de trabalhar as 8:00 (mesmo que você possa ir as 9:00)? Esse é um momento emocionante na preparação, e aqui se solidificarão amizades eternas; Pouca gente é capaz de tanto por outro amigo. Essa preparação leva em torno de seis meses no mínimo, ou até anos se acontecer algum imprevisto.
Nesse tempo todo surgem lesões, algo inevitável com tanto esforço, alguns não resistem por um motivo ou outro e é muito difícil manter a motivação.
Mas conseguindo superar tudo, é chegada a hora!!!! Calma lá, não é bem assim!
Existem 4 ou 5 maratonas no Brasil, divididas pelo ano. Cada uma numa época, cada uma com um percurso e uma característica própria. Umas acontecem no inverno, outras no verão, umas tem subidas difíceis, outras percurso mais plano, mas largada num mau horário. Você tem de pesar tudo e escolher a mais indicada. O planejamento técnico pode ser obtido em revistas especializadas e as planilhas de treino devem ser seguidas com data pré definida para a prova.
Aí toda sua equipe de treino se reúne e decide : É essa.
Chegou o dia. espere aí. Chegou o dia anterior. Hora de pegar o kit (chip de cronometragem, número de peito, camiseta, mimos e badulaques) e aproveitar a feirinha onde se vende de tudo para corredores. O clima é de extrema excitação, todos ansiosos e elétricos. Será que vai dar???
Jantar de massas (imprescindível) e uma boa noite de sono (difícil é sossegar e dormir).
Agora é o dia. Acordar as 5:30, para fazer uma refeição leve e dar tempo para a digestão. Roupas, conferir as tralhas todas, pomadas, gels de carboidrato, bala de sal, protetor solar, gelol para articulações, um comprimido para dor, BCAA, etc.
Vamos para a concentração.
Depois conto como foi minha corrida. Um abraço